21 de Novembro de 2025
A APLB-Sindicato, diretoria executiva, promoveu uma importante plenária voltada ao debate sobre o Plano Estadual de Educação (PEE) e os Planos Municipais de Educação (PME). A iniciativa foi conduzida pela Diretoria de Educação – composta por Arielma Galvão, Olivia Mendes e Luciano Cerqueira – e realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários, reunindo dirigentes, especialistas e trabalhadores da educação.
Para ampliar o alcance do debate, a plenária foi transmitida em tempo real para todas as delegacias e núcleos da APLB em todo o estado e pelo Canal YouTube da APLB para toda a Bahia, garantindo a participação da categoria de forma integrada e democrática. O encontro está gravado e disponível AQUI no canal da APLB-Sindicato no YouTube, permitindo que todos possam assistir e utilizar o conteúdo como referência no acompanhamento dos planos educacionais.
A mesa da atividade contou com o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira; a vice-coordenadora Marilene Betros; todos os membros da Diretoria de Educação; além da professora Celeste Viana, coordenadora da CONTEE, representando a Secretaria da Educação do Estado (SEC). No formato virtual, participaram ainda a deputada federal Alice Portugal e o professor João Danilo, da FEEBA. A deputada estadual Olívia Santana esteve representada por Renata Deiró.
Educação como centralidade democrática
As falas da mesa reforçaram a importância da participação social no processo de construção, revisão e monitoramento dos planos educacionais. “Não existe projeto de desenvolvimento sem investimento consistente em educação pública”, afirmou Celeste Viana. Para Arielma Galvão, “não há transformação sem valorização dos profissionais da educação”. Já Marilene Betros destacou que “não existe futuro sem garantir o presente da escola”.
O debate reafirmou o papel fundamental da APLB no acompanhamento do PEE e dos PMEs, contribuindo para que metas e estratégias estejam alinhadas às reais necessidades da comunidade escolar e às condições objetivas de trabalho do magistério.
As intervenções destacaram a necessidade de fortalecer o monitoramento constante, a cobrança social e a construção coletiva das políticas educacionais, pilares essenciais para que os novos planos de Educação se traduzam em resultados concretos para trabalhadores e estudantes.
Compromisso com a democracia e com a educação pública
O coordenador Rui Oliveira ressaltou que o fortalecimento da democracia é fundamental para garantir que o próximo ciclo de metas educacionais seja efetivo e não sofra retrocessos. Ele reafirmou que o debate seguirá nos territórios, delegacias e núcleos da APLB, ampliando a participação da categoria em todas as etapas.
A plenária foi avaliada como produtiva e necessária, servindo como termômetro das demandas da base e contribuindo para a construção de políticas educacionais comprometidas com a inclusão, a valorização profissional e a qualidade social da educação pública na Bahia.
Com informações da APLB Executiva
Outras Notícias