20 de Dezembro de 2025
Na manhã deste sábado, dia 20 de dezembro, a APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, promoveu a última Assembleia Geral do ano, com o objetivo de debater e alinhar os rumos da luta da categoria para 2026.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de 2025, o encontro teve um tom de confraternização e renovação, e contou com a presença do vereador Tárcio Silva (MDB), parlamentar que tem defendido a causa da categoria do legislativo.
O professor Gilvan Dias, coordenador do núcleo, apresentou um balanço das ações realizadas, ressaltando a participação ativa da APLB em Conselhos, no Fórum Municipal de Educação e na Comissão de Eleição para Gestores Escolares. Essas iniciativas foram destacadas como estratégicas para garantir os direitos da categoria.
Durante as discussões, foi enfatizada a necessidade de maior participação da categoria nas ações do sindicato, alertando para o perigo da apatia, diante do cenário atual.
“A responsabilidade pela mobilização é coletiva e não pode recair apenas sobre a direção do sindicato. Nós precisamos entender e compreender o que está acontecendo. Apesar de tantos desafios e direitos retirados, estamos aqui resistindo porque estamos unidos. O novo curral eleitoral do governo é utilizar o recurso da educação para contratar cada vez mais. Se não estivermos unidos, será pior”, alertou Gilvan.
A Assembleia também abordou o sofrimento dos profissionais do sistema municipal de educação com a discrepância salarial entre efetivos e contratados, além da presença de servidores lotados em escolas que não existem, o que contribui para a desvalorização da classe trabalhadora como um todo.
Como encaminhamento, ficou definido o engajamento da categoria nas lutas de 2026. As reivindicações já construídas foram formalmente encaminhadas ao Governo Municipal. A APLB seguirá acompanhando de forma permanente todos os trâmites e reafirma seu compromisso de manter a mobilização até que todas as pautas sejam devidamente atendidas.
O sindicato projeta para 2026 uma atuação baseada no diálogo, na mobilização e na articulação institucional. Entre as prioridades estão a ampliação da participação da base, por meio de assembleias, plenárias e ações de sindicalização, além do investimento contínuo na formação política e sindical contra a retirada de direitos.
No encerramento, a categoria participou de uma confraternização em clima natalino. A APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves deseja a todos e todas um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, com votos de paz, saúde e realizações.
Ivisson Costa (MTb 6006-BA)
Jornalista
Contatos para a imprensa:
[email protected]
WhatsApp: (75) 9 8142-1899
Instagram: @aplbcastroalves