29 de Abril de 2025
Na manhã desta terça-feira, dia 29/04, a APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, representada pelo professor Gilvan Dias, coordenador, e professora Edna Barbosa, vice coordenadora, participou de uma reunião com os vereadores do município para discutir demandas importantes da categoria. O encontro teve como foco a valorização profissional, melhorias nas condições de trabalho e o fortalecimento da educação pública da cidade do poeta.
A reunião contou com a participação dos parlamentares Zé de Alcebíades (PV), Tárcio Silva (MDB), Inho da Rifa (PSD), Nego do Leite (PSD), João do Salgado (PSD), Dinho de Tonhe Xoxo (PT), Cal de Bil (MDB), Amaral do Sítio (PT), Marlene da Saúde (AVANTE) e Roquinha (PV). Todos os edis se comprometeram a manter o diálogo aberto com a APLB e assinar o Termo de Compromisso pela valorização da educação e seus profissionais.
Durante o encontro, a direção do sindicato fez uma exposição das lutas travadas e destacou os pontos urgentes para a categoria, como o enquadramento de 20 horas para 40 horas, novo concurso público, cumprimento do calendário letivo, garantia dos direitos previstos no Plano de Carreira, estrutura das unidades escolares e apoio a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras.
“Independentemente de vocês serem situação ou oposição, queremos o apoio de vocês. O caminho é o diálogo. O prefeito está conversando com todos os segmentos até em dia de sábado, mas rejeita a APLB. Essa é a realidade. A educação precisa ser priorizada. Queremos o apoio do Legislativo para avançarmos na luta”, disse o professor Gilvan.
O presidente da Casa, vereador Zé de Alcebíades (PV) afirmou que o Legislativo municipal está comprometido em ser uma ponte entre a categoria e o Executivo. “Ninguém aqui é contra os professores. A casa está aberta e seguiremos juntos na construção de soluções conjuntas”, reforçou.
O vereador Tárcio Silva (MDB) destacou a importância da luta aguerrida da APLB na defesa dos direitos. “O que falta para os profissionais da educação é a valorização por parte do governo. Por isso, todos aqui estão tendo a oportunidade de abraçar essa categoria, dialogando e contribuindo para valorizar quem faz a educação acontecer na prática”, declarou.
Ao final, ficou encaminhado o Termo de Compromisso para os vereadores assinarem, bem como o presidente da Casa fazer a interlocução junto ao Prefeito para avaliar as demandas apresentadas e dar um retorno ao sindicato o mais breve possível.
A APLB-Sindicato seguirá aguardando o gestor municipal abrir uma agenda de negociação. Enquanto isso, a entidade seguirá acompanhando de perto o andamento da pauta de reivindicações 2025, reforçando o compromisso sindical na defesa dos direitos e valorização da categoria. Nenhum Direito a Menos!
Ivisson Costa (MTb 6006-BA)
Jornalista
Contatos para a imprensa:
[email protected]
WhatsApp: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657
Instagram: @aplbcastroalves
Outras Notícias