Notícias


APLB realiza reunião com Secretária de Educação para agilizar demandas

APLB realiza reunião com Secretária de Educação para agilizar demandas

02 de Maio de 2023

A diretoria da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, realizou na terça-feira, dia 02/05, uma reunião com Fernanda Carvalho, Secretária de Educação. O encontro teve como objetivo dialogar sobre assuntos de interesse dos profissionais da rede municipal de ensino, diante das dúvidas e reivindicações que o Sindicato recebe todos os dias.

Na reunião foi discutido práticas para garantir os direitos da categoria, visando um serviço público de qualidade nas escolas do município. O professor Gilvan Dias, coordenador do núcleo, destacou o papel da APLB como entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e apresentou pontos de pauta para novos encaminhamentos.

A secretária respondeu aos questionamentos ponto por ponto e destacou que espera que a situação dos 33,24% referente ao reajuste do piso do magistério de 2022 se resolva por meio da audiência de conciliação para que ambas as partes cheguem a um acordo.

Sobre os atrasos na oferta de material didático nas escolas, a secretária explicou que é um problema causado pelos fornecedores. “Sabemos que isso impacta no dia a dia, mas infelizmente dependemos de uma série de questões que as vezes fogem do nosso domínio. Quando alguns itens chegam, são logo levados para as escolas. O fardamento está chegando e a gente já começou a entregar”, disse.

Outro item abordado foi a alimentação escolar visando as patologias. Nesse sentido, a secretária garantiu que os alunos e alunas que necessitam de uma dieta especifica já são servidos com cardápio especial. Os diretores escolares estão repassando informações atualizadas sobre a real quantidade para garantir que a saúde seja preservada na medida certa.

Sobre a concessão de licença prêmio, a APLB demonstrou que os pedidos estão sendo concedidos apenas aos profissionais que adoecem ou a àqueles que desejam se aposentar. Para resolver essa questão, ficou proposto fazer (em conjunto com a Secretaria de Educação) um levantamento com critérios específicos para atender a todos e todas que estão aguardando os deferimentos.

Quanto às férias dos demais profissionais da educação, a secretária afirmou que por uma questão de organização não há como conceder a todos e todas no mesmo período, mas que existe um agendamento para concessão no final do ano.

Também foi debatido o cumprimento da portaria de matricula 2023, documento que orienta as escolas quanto ao acolhimento e ingresso de alunos e alunas na rede municipal. De acordo com a secretária, problemas recorrentes acabam impedindo que a portaria seja cumprida. Na visão da gestora, professores e professoras devem orientar pais e responsáveis a não matricularem seus filhos apenas no turno matutino, ou apenas numa unidade escolar.

Por fim, a secretária mencionou que a Biblioteca Municipal Isabel de Matos será revitalizada. “Recebemos uma visita do diretor da Fundação Pedro Calmon. Os projetos e convênios já estão inscritos e encaminhados. E caso a gente consiga algum casarão que esteja em preço bom, a gente vai levar a Biblioteca para o centro do município”.

Participaram da reunião as professoras Edna Barbosa, vice coordenadora, Eliane Cabral, tesoureira, e Edla Oliveira, secretária sindical.

Só conquista quem luta!


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
WhatsApp: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros