Notícias


Realização do Conselho Geral da APLB Sindicato

Realização do Conselho Geral da APLB Sindicato

04 de Fevereiro de 2019

O encontro do Conselho Geral está sendo realizado de 31 de janeiro a 2 de fevereiro no Vila Mar Hotel, na Avenida Amaralina, em Salvador.

Vídeo do segundo dia do encontro (1º de fevereiro):

Departamento Jurídico apresentou seu Plano de Ações no período da tarde

Fotos: Leda Albernaz

O Conselho Geral da APLB, que acontece até este sábado (2), no Hotel Vilamar, em Salvador, teve continuidade na tarde desta sexta-feira (1º/02), com a apresentação do Plano de Ações do Departamento Jurídico da APLB, pelos diretores do setor: Marilene Betros, Lucas Sobrinho e Weslen Moreira e três integrantes da equipe de advogados da entidade: Rita Souza, Ruth Serravale e Eduardo Neto. Além das metas para o Departamento para o ano de 2019, foi detalhado o andamento das diversas ações ajuizadas pela categoria.

Durante o período, o Conselho recebeu a visita de um grupo de dirigentes sindicais, representando o Sinpojud, Sindsaude, Sintest/Ba e Sinfsefaz, que juntamente com a APLB-Sindicato, lidera uma mobilização dos servidores públicos estaduais contra o chamado pacote de maldades do Governo Rui Costa, que inclui uma série de medidas que prejudicam a categoria, a exemplo do aumento da alíquota do FUNPREV e a diminuição do aporte de recursos para o Planserv, e outras que atingem particularmente os educadores, como a Lei da Dedicação Exclusiva para diretores e vices diretores de escola e o atrelamento da gratificação profissional ao IDEB da escola. O grupo elogiou à organização sindical da APLB e fez um resumo rápido relato sobre a atual conjuntura política, nada favorável para os servidores públicos e  deu informes sobre o andamento das ações jurídicas realizadas pela Frente, em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Após a participação dos advogados, que deram informes detalhados sobre as várias ações ajuizadas pela APLB-Sindicato, sobre diversas questões do interesse da categoria: URV, Planserv, Reclassificação, Dedicação Exclusiva, Subsídio, dentre outras. Logo após as explanações da equipe jurídica, foram abertas as inscrições para o debate, com grande participação dos participantes do Conselho, com falas que destacaram a importância do Departamento Jurídico para o Sindicato e também pronunciamentos que apontaram os pontos em que a organização e atuação do setor precisam melhorar. O debate foi intenso, incluiu questões polêmicas, mas foi considerado muito produtivo tanto pelos diretores da Executiva, quanto pelos dirigentes das regionais.

A professora Márcia Fernandes, diretora regional, que apresentou a proposta de elaboração de moção de repúdio pelo assassinato do professor Aroldo Pereira, sindicalista da cidade de Central, solicitou também contribuição financeira, com o objetivo de pagar dos honorários de um advogado criminalista, a ser contratado para acompanhar o caso e cobrar judicialmente a elucidação do assassinato do sindicalista.

Quem puder contribuir, os dados bancários são os seguintes: Banco do Brasil, Agência 2231-4, Conta Corrente 2525-2 (Amélia C. Carvalho).

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros