Notícias


MEC divulgará protocolo de biossegurança para volta às aulas em breve, diz ministro

MEC divulgará protocolo de biossegurança para volta às aulas em breve, diz ministro

24 de Setembro de 2020

O Ministério da Educação deve divulgar em breve um protocolo de biossegurança para fornecer orientações às redes de educação básica que decidam retornar às atividades presenciais. Durante participação na comissão mista de combate ao coronavírus no Congresso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o documento, que ainda está sendo preparado, é o "limite" onde o MEC pode chegar nessa questão.

— Vamos soltar em breves dias um protocolo de biossegurança, que é o limite onde podemos ir. Não podemos ultrapassar limites impostos pela própria lei. Vamos naturalmente ter toda condição de dizer o pensamento dos gestores do MEC, quais os preparos para que possamos retornar com a educação básica às aulas — disse.

Segundo o ministro, se depender do MEC, o retorno acontecerá o mais breve possível. Ele destacou, no entanto, a importância de garantir os protocolos de saúde.

— Se dependesse de mim, retornava amanhã, mas temos os riscos e temos que saber também qual a questão? O MEC não tem esse poder (de determinar a volta às aulas). Considerando ainda as questões de segurança, não podemos colocar em risco crianças e adolescentes, e jovens da universidade. Estamos trabalhando para o retorno mais breve possível de volta às aulas para pegar o final de ano e deixar a criançada animada para o ano que vem. Com relação ao questionamento sobre se perdemos um ano, acho que nada é perdido — afirmou.

O MEC lançou em julho um protocolo de biossegurança para retorno às aulas na rede federal de ensino, que inclui as universidades, institutos federais e o Colégio Pedro II. Desde então, o ministério falou sobre a preparação de diretrizes sobre o tema também para a educação básica, mas até o momento o documento não ficou pronto.


Matéria do Jornal O Globo

Crédito da Foto: Reprodução redes sociais

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros